Tecere faz produção de conteúdo para Intranet do Rendimento

A Tecere foi a parceira do Rendimento na reestruturação e produção de conteúdo para Intranet do grupo financeiro. Mais do que um trabalho de entrega de textos, foi um projeto de mapeamento das necessidades da organização, de compreensão da visão da alta liderança sobre este canal de comunicação e uma oportunidade para propor soluções inovadoras que aumentam o engajamento dos colaboradores. 

O CLIENTE

O Rendimento é uma empresa tradicional, com mais de 30 anos de mercado, que oferece produtos e serviços focados em câmbio, crédito, investimentos, soluções de pagamentos para pessoas físicas e, principalmente, empresas do setor de Middle Market. O grupo é composto por quatro empresas: Banco Rendimento, Rendimento/pay, Cotação – Rendimento/câmbio e Rendimento/ventures. Tem cerca de 1.000 colaboradores distribuídos nos escritórios e lojas de câmbio pelo Brasil. 

O BRIEFING

Era necessário fortalecer a Intranet como canal de comunicação corporativa e estimular os acessos, trazendo conteúdo útil para as tarefas do dia a dia e informativo sobre as diversas atividades de cada negócio. O projeto da nova Intranet, com início em 2023, vem na sequência do rebranding da marca, apresentado em dezembro de 2022, que destaca as soluções completas oferecidas para os clientes. Essa ideia de integração também precisava ser transmitida internamente.

O TIME

Uma equipe especializada foi composta especialmente para o projeto: Larissa Coldibeli, jornalista com experiência em economia, mercado financeiro e comunicação corporativa; Nayara Lago Cunha, gestora de projetos com experiência em comunicação e marketing e especializada em processos e estruturação de operações; supervisionadas por Thays Aldrighe, fundadora da TECERE. O time esteve em interlocução com Luciana Vasconcelos, Analista de Comunicação responsável pela comunicação interna, Daniela Sales, Gerente de Treinamento, Desenvolvimento e Comunicação Interna, e Roberta Favrin, Superintendente de Recursos Humanos e Comunicação Interna.

ETAPAS DO PROJETO

1.Imersão

A imersão da equipe TECERE na cultura do cliente começou com uma reunião presencial na sede do Rendimento. Ainda nesta fase preliminar, a equipe teve acesso aos treinamentos da universidade corporativa, ao brandbook e aos materiais disponíveis na Intranet até então. A partir disso, foram elaborados pela TECERE o projeto editorial da nova Intranet e um Manual de Redação e Estilo para dar suporte e padronização à produção de conteúdo para a Intranet durante e após o projeto.

2.Entrevistas

A segunda etapa foi de entrevistas. Ao longo dos seis meses de projeto, foram realizadas mais de 20 entrevistas com líderes e colaboradores-chave de cada área corporativa e de negócio, além dos sócios e fundadores. 

Nessas conversas, eles traziam sua visão sobre o que a Intranet deveria oferecer, o que a respectiva área precisava comunicar, quais eram os gargalos da comunicação e, juntos, construímos soluções editoriais para eles. Também em conjunto com o cliente, buscamos soluções de tecnologia para Intranet que traziam novas possibilidades de distribuição da informação e de interação segmentadas por público.

3.Entregas

Essa imersão resultou em textos informativos para a nova Intranet e em um relatório robusto que sistematizou os insights e sugestões trazidos por cada liderança. Mais do que as entregas, o verdadeiro valor deste trabalho foi identificar as mensagens estratégicas que as lideranças desejam transmitir sobre a visão de futuro do negócio, as expectativas dos líderes em relação aos colaboradores, aliados, é claro, à estratégia da comunicação interna, de forma a aumentar o engajamento, a produtividade e, consequentemente, o desempenho da empresa. 

Veja como esse trabalho foi aplicado na nova intranet:

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