Tecendo Relações

Tecendo Relações

A cada novo projeto que iniciamos aqui na Tecere, podemos dizer que da rede emerge uma micro rede, com vida, rituais e ritmo próprio. Isto acontece porque já somos estruturados em rede, abraçamos diferentes perfis e habilidades entre o time, mas somos conectados por valores comuns e um jeito Tecere de fazer.  Entretanto, quando nos conectamos aos gestores e colaboradores do cliente, precisamos respeitar seus valores, necessidades, fluxos e ferramentas. É exatamente aí, que nasce essa micro rede. Ela será única, temporária e terá vida própria; mas para viver em harmonia vai precisar de alguém que faça a conexão entre todos e ajude a tecer as relações desse ecossistema. 

Por aqui, costumo dizer que esta pessoa é o gestor/facilitador de projetos. Sim, porque mais do que gerir prazos, reuniões e a qualidade das entregas, é preciso colocar em prática a empatia, a escuta e um olhar atento para reconhecer as necessidades de todas as partes. Com uma visão 360, é possível entender quando o pedido do cliente é viável ou quando esgota a equipe a ponto de comprometer a “felicidade” de estar naquele projeto. Quando podemos entregar mais e melhor do que o esperado e que pontos podem ser ajustados para garantir um salto na qualidade da entrega. O quê todos precisam ouvir e o que é possível digerir, filtrar e realinhar com o cliente. Outro ponto importante é de tempos e tempos fazer uma apreciação das conquistas já realizadas até o momento e não apenas do que falta ser entregue. Desta forma, é possível reconhecer e celebrar o esforço conjunto em andamento. 

E ainda, quando temos um projeto recorrente, é importante que a cada ciclo os aprendizados sejam documentados e transformados em melhorias, que podem ser compartilhadas e aplicadas em outros projetos, gerando assim um aprendizado coletivo.

Para que isso seja possível, é preciso conhecer o cliente, criar uma relação de confiança e transparência e manter a autenticidade da rede. Na Tecere, isso começa desde o momento da proposta, quando o orçamento, o perfil da equipe, e todo o detalhamento da entrega é apresentado. E quando esta proposta fica pronta, é porque já houve previamente um entendimento profundo de quem é o cliente e qual é seu objetivo com o projeto. E tudo isso, sem jamais abrir mão dos valores da Tecere. Porque aqui cada um atua nos projetos em que acredita ter uma contribuição verdadeira a fazer.

Compartilhe