Muito além da escrita. Entenda por que as palavras certas ajudam a melhorar a experiência do usuário com um produto digital.
Antes de tudo: você já ouviu falar em experiência do usuário?
O termo UX (User Experience) está cada vez mais à tona, não é mesmo? Isso porque nós estamos imersos no ambiente digital, então é natural que a gente prefira formas mais simples e ágeis para resolver os nossos problemas ou, até mesmo, para encontrar algo que nos agrade, como os serviços por assinatura tipo a Netflix e o Spotify.
Experiência do usuário é isso, é o que uma pessoa sente ao interagir com uma empresa, principalmente quando o contexto é site, aplicativos ou qualquer outra tecnologia digital. Nós, UXs, somos as pessoas por trás da tela que estão pensando em como deixar o seu acesso a diversos sites mais agradável, simples e divertido (por que não?). Ah, importante dizer que: não trabalhamos sozinhos, por aqui temos um time multidisciplinar que se conecta para fazer tudo dar certo.
E você deve estar pensando: “Mas como um simples texto também consegue melhorar a minha experiência ao navegar em um site ou aplicativo?”
Calma! Vou te explicar
UX Writing (UX Writer é a pessoa) é tudo o que é escrito para garantir a melhor experiência para o usuário de um produto digital. O nosso principal desafio é criar um texto que te ajude a tomar uma determinada ação e que te fale exatamente o que está acontecendo naquele momento.
E porque será que um UX Writer também é um perfil estratégico para o negócio?
Antes de mais nada, é importante deixar claro quais são as principais responsabilidades de UX Writer: criação, revisão e validação. Não necessariamente nessa ordem, até porque nem sempre esse profissional vai escrever algo do zero. Somos do time menos “lorem ipsum” e mais contextualização.
Estar atento e participar de todas as etapas do processo de construção de um novo produto digital também cabe a nós, UX Writers. Afinal, são nesses momentos que construímos a estratégia de conteúdo para um projeto, além de conhecer cada vez mais quem é público do negócio.
Sabemos que atuar em parceria com UX, UI, Produto e demais stakeholders é um diferencial, então ter uma visão holística e organizada contribui na qualidade e fit do produto com o público, como também humaniza as interações e coloca o usuário no centro dos processos de Design. Um diferencial desse profissional é que fica nítido a sua facilidade de transitar entre diferentes contextos.
Neste texto, compartilhei um pouco sobre o que é UX Writing e como melhorar a experiência de um usuário escolhendo as palavras certas. Esse é um pouco do meu dia a dia aqui na TECERE, onde atuo como UX Writer e também Content Design.
Adoraria conversar com você caso tenha alguma dúvida ou sugestão sobre UX Writing. Vamos bater um papo e tomar um café (virtual)?
Nos vemos em breve!
Jéssica Souza