Tendências de comunicação para 2025

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Comunicação (Abracom) revelou que 38% das empresas pretendem aumentar os investimentos em comunicação em 2025. Outras 52% devem manter o mesmo orçamento deste ano.

O levantamento mostra, ainda, que o índice de satisfação das empresas com as agências de comunicação aumentou cinco pontos percentuais em relação à última sondagem que é bianual, alcançando 75%,. Em contrapartida, a quantidade de clientes muito satisfeitos caiu de 24% para 14%. Boa parte dessa insatisfação é vista pela “juniorização” do time, 45% dos clientes reclamam de equipes com profissionais menos experientes.

Para começar, queremos reforçar que aqui na rede a senioridade é uma característica essencial. O nosso modelo de trabalho é regido pela autogestão e os profissionais se conectam aos projetos por afinidade, interesse e experiência. E isso faz toda a diferença na hora do atendimento e da entrega. Inclusive, nossa equipe separou algumas tendências da comunicação para te ajudar a investir melhor em 2025. Confira:

Dinamismo
Para o próximo ano, espera-se ainda mais conteúdos dinâmicos, rápidos e com uma comunicação clara. Para isso, capriche na estratégia.

Sustentabilidade e ética
As pessoas estão valorizando cada vez mais as marcas que atuam com responsabilidade, em relação ao seus impactos ambiental e social. Questões ligadas ao tema são cada vez mais esperadas nas mensagens de comunicação.

Interação
Vídeos curtos seguem tendo seu espaço positivo quando o assunto é engajamento. Mas espera-se que esse tipo de conteúdo seja agora mais interativo, com a participação do público.

Automação e IA
As ferramentas de automação, como chatbots e o uso de Inteligência Artificial (IA) seguirão em constante evolução. As interações devem ser cada vez mais personalizadas e em tempo real com o consumidor.

Design responsivo
As marcas precisam garantir que suas comunicações e plataformas (sites, aplicativos e e-mails) sejam adaptáveis ​​a qualquer formato de tela. O ideal é oferecer uma experiência consistente, independentemente do dispositivo utilizado.

Sua empresa está pronta para 2025?

Compartilhe